domingo, 9 de agosto de 2009

Abertura

Elenco

em ordem da abertura da minissérie
Actor Personagem
Thiago Lacerda Giuseppe Garibaldi
Giovanna Antonelli Anita Garibaldi
Werner Schünemann Bento Gonçalves
Camila Morgado Manuela de Paula Ferreira
Daniela Escobar Perpétua
Marcello Novaes Inácio
Mariana Ximenes Rosário
Thiago Fragoso Estevão
Samara Felippo Mariana
Tarcísio Filho Gerneral Neto
Murilo Rosa Corte Real
Dalton Vigh Luigi Rossetti
Ângelo Antônio Tito Lívio Zambeccari
Ana Beatriz Nogueira Dona Rosa
Zé Victor Castiel Chico Mascate
Heitor Martinez João Gutiérrez
Rosi Campos Consuelo
Maurício Gonçalves Terêncio
Marcos Barreto Paulo
Arieta Corrêa Bárbara
Juliana Paes Teiniaguá
Dado Dolabella Bentinho
Carla Regina Tina
Bruno Gagliasso Caetano
Amandha Lee Luzia
Mariah da Penha Viriata
Mary Sheyla Beata
André Luiz Miranda Netinho
Lafayette Galvão Padre
Carmo Dalla Vecchia Batista
Fábio Dias Bilbao
Ricardo Herriot John Griggs
Oscar Simch Davi Canabarro
Roberto Bomtempo Manuel Aguiar
André Mattos Pedro Boticário
Tarciana Saad Anahy
As Crianças
Actor Personagem
Carla Diaz Angélica
Carlos Machado Filho Leão
Sérgio Vieira Marco Antônio
Pedro Malta Marco Antônio (criança)
Lucas Rocha Leão (criança)
Beatriz Browne Angélica (criança)
Maria Mariana Aninha
Apresentando
Actor Personagem
Sabrina Greve Teresa
Theodoro Cochrane Pedro
Viviane Porto Zefina
Manuela do Monte Joana
Christiane Tricerri Quitéria
Bukassa Kabengele Zé Pedra
Douglas Simon Teixeira Nunes / Gavião
Actrizes Convidadas
Actor Personagem
Nívea Maria Dona María Gonçalves
Bete Mendes Dona Ana Joaquina
Eliane Giardini Dona Caetana
Jandira Martini Dona Antônia
Ariclê Perez Madre Cecília
Actores Convidados
Actor Personagem
Rodrigo Faro Joaquim (Quincas)
Antônio Pompeo João Congo
Zé Carlos Machado Anselmo
Sebastião Vasconcelos Tio António
Othon Bastos Domingos Crescêncio
Participação Especial
Ney Latorraca como Araújo Ribeiro
Luís Melo como Bento Manuel
José de Abreu como Onofre Pires

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Casa das Sete Mulheres

A Casa das Sete Mulheres foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 7 de janeiro e 8 de abril de 2003, às 23 horas, totalizando 52 capítulos.

Foi escrita por Maria Adelaide Amaral e Walter Negrão, com colaboração de Lúcio Manfredi e Vincent Villari, baseada no romance homônimo da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, e dirigida por Teresa Lampreia, com direção geral de Jayme Monjardim e Marcos Schechtmann, e direção de núcleo de Jayme Monjardim.

A minissérie apresentou Thiago Lacerda, Giovanna Antonelli, Werner Schünemann, Eliane Giardini e Camila Morgado como protagonistas, vivendo seus personagens figuras verídicas, que complementaram a história do país, sendo os mesmos, grandes ícones nacionais.





A minissérie e o romance

Na adaptação do romance de Letícia Wierzchowski para a televisão, os autores e a emissora tomaram algumas liberdades que, no entender de estudiosos da cultura gaúcha, foram excessivas.

O romance ressalta o caráter conservador na educação das filhas dos estancieiros gaúchos no século XIX, e como era pobre e rotineiro seu cotidiano (especialmente na situação de confinamento em que se encontravam). Relacionamentos amorosos eram tratados com recato. Já na minissérie, o comportamento das personagens femininas pouco se diferencia do comportamento das mulheres nas novelas ambientadas no Rio de Janeiro do século XXI.

O isolamento das sete mulheres é enfatizado no romance e é essencial para o desenvolvimento dramático e psicológico das personagens. Visitas eram esporádicas; os acontecimentos externos permaneciam distantes; só ficavam conhecidos por meio de cartas e mensageiros. Na minissérie, para manter o interesse do público, a casa é palco de frequentes encontros e festas, e as personagens se envolvem diretamente em episódios da revolução.

O relacionamento de Manuela e Garibaldi foi descaracterizado. No romance, ambos rompem porque Manuela, uma personagem real, não teve coragem de deixar a casa e acompanhá-lo. Sofreu o resto da vida por isso: nunca se casou e teve uma vida solitária, sendo apontada nas ruas de Pelotas, onde foi morar, como a noiva de Garibaldi. No romance, Anita é apenas citada, de passagem.

Na minissérie, após o rompimento ter sido mostrado tal como no romance, Manuela, ao saber do novo relacionamento de Garibaldi, vai a seu encontro, enfrenta Anita e se envolve nos combates da Revolução Farroupilha. Sem transição, torna-se uma personagem forte e decidida. Toma a decisão que Garibaldi esperava dela, e no romance não teve coragem de tomar.

Esta mudança não passou despercebida dos espectadores da minissérie que, em centenas de cartas e mensagens eletrônicas, pediam aos autores que no final Garibaldi e Manuela ficassem juntos. Isso levou outro espectador a comentar ironicamente que, se era para distorcer fatos históricos, os autores fizessem os gaúchos ganharem a Revolução Farroupilha.

Também há a mudança de humor da personagem Maria Gonçalves, que ao entender do livro, se mostra uma mulher que amava o marido e não era rabugenta com as três filhas e o filho Antônio (que nem é citado nas minissérie).

No livro é citado que Manuela tinha por volta dos seus 15 anos, diferente da Manuela da minissérie que aparenta ter no mínimo 22 anos. A ordem de nascimento no livro é assim: O mais velho é Antônio (que na minissérie nem é citado), logo em seguida vem Rosário, Mariana e depois Manuela. Na minisérie é Manuela seguida de Rosário e por fim Mariana.

Com Caetano acontece a mesma coisa, de 15 anos do livro vai parar com 19 na minisérie.

A minissérie cometeu também um deslize geográfico. A ação se passa na região de Camaquã e Cristal, no Rio Grande do Sul, entre a serra do sudeste e a costa da Lagoa dos Patos, uma planície com poucas elevações que se estende do sul de Porto Alegre até o extremo meridional do Uruguai. No entanto, aparecem seguidas cenas tomadas no cânion do Itaimbezinho, situado na serra gaúcha, em Cambará do Sul.



Seguidores